Em 1 Coríntios, capítulo 8, verso 6, Paulo escreve:
todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo pelo qual são todas as coisas, e nós também por ele.
Quem era Paulo? Para entender a mente de Paulo é necessário saber onde ele nasceu, como ele viveu, sua cultura:
No livro de Atos, capítulo 22, verso 3 temos uma idéia mais precisa da cultura de Paulo:
“Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois.”
Quem era Gamaliel:
“Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos;”
Perceba que Paulo foi educado aos pés de Gamaliel, um grande doutor da lei, e como tal certamente ele não somente conhecia perfeitamente a TORAH e os PROFETAS, mas era versado em toda a cultura hebraica. Para ele, a SHEMÁ certamente era conhecida e recitada por ele, como todos os demais judeus que viviam naquela época.
O conhecimento das escrituras estava enraizado na mente de Paulo, onde todos sabem que há um único CRIADOR e um único SENHOR, aquele que era, que é e que sempre será.
Paulo era perseguidor dos seguidores de Jesus (Yeshua), mas ainda assim, repentinamente teve uma mudança drástica em sua atitude, e de perseguidor da causa do Messias, tornou-se um seguidor, e teve seu nome mudado de Saulo, para Paulo;
A bíblia revela como foi esta mudança na vida de Paulo:
1 E SAULO, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do SENHOR, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.6 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
7 E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.
8 E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
9 E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
10 E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
11 E disse-lhe o Senhor: Levantate, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
12 E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.
13 E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
14 E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
16 E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
Veja o que transformou este homem doutrinado aos pés de Gamaliel e que antes era o perseguidor dos seguidores de Yeshua!
Mas será que Paulo abandonou tudo o que acreditava antes de ter o encontro com o Messias? Será que Paulo deixou de acreditar em todas as palavras da Torah e dos Profetas? É evidente que na verdade, o evangelho tem harmonia com as escrituras, e de modo algum vai contra os ensinamentos de Moisés e dos Profetas. Os ensinamentos do Messias vem complementar e cumprir tudo o que foi dito nas escrituras, e de modo algum são conceitos contrários.
Ao perceber quem Paulo foi, é possível entender melhor sua mente e portanto compreender melhor o que Paulo quis dizer quando escreveu estas palavras:
todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo pelo qual são todas as coisas, e nós também por ele.
Quem chamou Samuel pelo nome?
Quem revelou a Daniel os sonhos do rei?
Quem é que revela os mistérios?
Quem é o único Senhor?
Quem é o único Salvador?
Quem é o juiz de toda a terra?
“Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.” (Deuteronômio 6 : 4)
“Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.” (I João 2 : 23)
Portanto eis aí o núcleo do evangelho, crer em Yeshua; Ele é a pedra fundamental, Ele é o início, o meio e o fim, o alicerce, em quem fundamentamos a nossa fé;
Não existe evangelho paralelo, não existe outro Senhor e não existe outro Salvador!
Saulo, sendo educado aos pés de Gamaliel, conhecia muito bem esta escritura da profecia de Isaías:
“Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.” (Isaías 45 : 23)
E como disse o Senhor por meio de seu profeta Zacarias no capítulo 14:
8 Naquele dia, também acontecerá que correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas até ao mar ocidental; no estio e no inverno, sucederá isso. 9 E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia, um será o SENHOR, e um será o seu nome. 10 Toda a terra em redor se tornará em planície, desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém; ela será exalçada e habitada no seu lugar, desde a Porta de Benjamim até ao lugar da primeira porta, até à Porta da Esquina, e desde a Torre de Hananel até aos lagares do rei.
O texto acima foi retirado do site biblehub.com, preste muita atenção, porque em praticamente todas as traduções bíblicas, a palavra “Senhor” foi utilizada em substituição ao TETRAGRAMA sagrado, O NOME do Criador do universo. No original, temos o nome do Criador, e não meramente título “Senhor”.
Conhecendo a mente de Paulo, podemos compreender melhor que ele está claramente citando ISAIAS 45:23 quando escreveu em Filipenses 2:10:
“Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.”
Em João 10:30 Yeshua afirma: “Eu e o Pai somos Um”
